top of page

Uma tradição de 164 anos

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Quando chega o mês de janeiro o município de São Sebastião de Lagoa de Roça se reveste de um sentimento especial, pois é chegada a época da tradicional Festa de Janeiro. Uma tradição de 164 anos que teve seu início no ano de 1850 quando foi realizada a primeira missa com procissão para a inauguração da Igreja Matriz.

Desde então, a devoção ao santo padroeiro da cidade São Sebastião só aumenta no município e em toda região. São Sebastião é invocado como o defensor contra a peste, a fome e a guerra, e em particular neste município que atribui ao santo o milagre de acabar com uma peste que ainda no século XIX praticamente disseminou toda a população local.

O dia 20 de janeiro é celebrado pela Igreja Católica como o dia de São Sebastião por isso, milhares de fiéis chegam à cidade com enorme devoção para participarem da missa e da procissão pelas ruas da cidade, ponto alto do encerramento da festa. Luíza de Sousa de 60 anos, diz que “eu já vinha para a procissão de São Sebastião desde pequena com meus pais que já faleceram e eu só deixo de vir um dia quando eu morrer”.

Este ano foram realizados dez dias de festa em homenagem ao padroeiro. Os eventos religiosos tiveram início no dia 11 de janeiro com a carreata dos devotos e seguiu pelos dias seguintes com as celebrações do Ofício de São Sebastião e da Santa Missa. 20 de Janeiro é o de São Sebastião e também o dia do encerramento das festividades, a cidade acorda cedo para participar da Alvorada Festiva com a Banda Filarmônica São Sebastião diante da Igreja Matriz, ás 16:00 hs as ruas da cidade já estão tomadas por uma multidão que vem participar da Missa e da Procissão de encerramento da festa. Simultaneamente aos festejos religiosos acontece a festa social na rua principal da cidade.

 

 

Confira as fotos

  • c-facebook

© 2014 Raízes - Um passeio pela cultura de dez municípios do Agreste e Brejo paraibano.

bottom of page