top of page

Monumentos arquitetônicos prendem olhares daqueles que visitam o municipio

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Conhecida por ter sido uma das maiores produtoras de café na métade do século XIX, Bananeiras possue diversos monumentos que “contam” um pouco da história de um municipio com grandes nomes da aristocracia rural.

Um desses monumentos é a estação de trem, construida pela Great Western of Brazil, concluida em 1922 e inaugurada em 1925 quando foi chamada de Great Western. O telhado da plataforma guarda o estilo arquitetônico anglo-francês, por se apoiar sobre vigas de ferro comumente chamadas "mãos francesas". Mesmo sendo inglesa, a Great Western of Brazil empregava operários franceses.

Em 08 de Abril de 1970 a estação foi oficialmente desativada. Em 15 anos 35 KM foram construidos e um túnel de 202 m no intuito que o trem que vinha de Camucá (Hoje Borborema) chegasse a bananeiras.

Hoje, a antiga estação de trens funciona como HOTEL POUSADA DO BREJO, não foram realizadas modificações externas no prédio,no interior é formado por dois andares de quartos simples e aconchegantes e restaurante com comidas tipicas da região. Por está localizada em um morro bem no “coração” da cidade é possivel ver boa parte do municipio e encantar-se com abela natureza.

A diretora financeira Vera Lúcia mora em Campina Grande e nas suas últimas férias escolheu Bananeiras e o Hotel Pousada do Brejo para se ospedar e fazer passeios turisticos “O lugar me fascina é cercado de natureza e fica no centro da cidade, próximo de quase tudo e ainda oferece trilhas de 4x4 para quem gosta de aventuras,assim como eu. A paisagem pelo caminho é maravilhosa”, relatou.

O conjunto Arquitetônico da Antiga Estação é tombado pelo IPHAEP – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba.

 

 

 

 

 Cachoeira do Roncador atrai turistas dos quatro cantos do País

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Visitada por aqueles que amam a natureza e as aventuras que ela pode proporcionar a cahoeiras do roncador atrai turistas dos quatro cantos do país.Ela está localizada entre os municipios de Pirpirituba,Bananeiras e Borborema,no sitio Angelim. O nome está associado ao barulho,o som lembra um ronco proporcionado pelos ventos quando passam pelas pedras.

A cachoeira do roncador é um lençol d´água que desaba de uma altura nada mais,nada menos que 45 metros. Isso devido a uma depressão formada com mais 10 menores quedas d’água nas pedras do rio bananeiras (Que nasce na mata da UFPB).

Para quem gosta de aventuras,que é o caso da modelo Amanda Farias a cachoeira é um verdadeiro oásis. “ Já vim mais de cinco vezes para cachoeira do roncador,chamos os amigos aventureiros,coloco a mochila nas costas e pego a estrada,da última vez acampem na parte de baixo”,comentou a modelo.

No período do inverno,a imensa e natural beleza é realçada,isso porque aumenta seu volume e consequentemente intensidade de água.”Desde criança gostei de psicina,açudes e principalmente rapel,foi quando um amigo pesquisando descobriu a cachoeira do roncador,não deu outra,fiz caminho de roçado e sempre que posso estou lá praticando o esporte”,confidenciou o professor de filosofia Evandro Noberto que mora na zona Rural de Esperança.

No local as pessoas aproveitam para praticar além do rapel,caminhadas ecologicas,escalam a cachoeira,praticam camping selvagem e claro tomam banho para aliviar o calor e curtir tudo que a cachoeira arrodeada de piscinais naturais formadas entre as rochas, podem proporcionar.

A cachoeira do roncador com toda sua exuberante natureza abriga várias especies de flora (angelins, sucupiras, pau d’arcos, sapucaias e pirauás) e fauna (sagüis e várias espécies de pássaros).

No estacionamento que dá acesso a cachoeira é possivel encontrar um restaurante com comida regional.

O municipio de Bananeiras está localizadaona Serra da Borborema, região do Brejo paraibano, a 130Km da capital João Pessoa e a 70Km de campina Grande - PB. Com altitude de 526 metros, Bananeiras possui clima frio úmido, com temperatura média de 28°C no verão e 10 °C no inverno.

  • c-facebook

© 2014 Raízes - Um passeio pela cultura de dez municípios do Agreste e Brejo paraibano.

bottom of page